Entrevistamos o casal brasileiro que está dando a volta ao mundo de carro

Há um tempo atrás, durante uma conversa de bar, alguém comentou sobre um casal de brasileiros que estava fazendo uma volta ao mundo de carro. Na hora peguei o celular para ver o instagram deles e fiquei impressionado. Este foi meu primeiro contato com o projeto Viajo Logo Existo. Dai pra frente comecei a acompanhar mais de perto cada novo passo da jornada.

Em meio a todos os questionamentos que tinham levando uma vida corporativa em São Paulo, Leo e Chel decidiram jogar tudo pro alto pra embarcar numa aventura de quase três anos e meio, mas tiveram bastante cautela na hora de fazer o planejamento. Passaram um ano estudando com calma o roteiro e todas as necessidades envolvidas para tirar o projeto do papel. No site do projeto há um longo relato da fase preparativa. O carro escolhido foi um Land Rover Defender, que passou um processo de adaptação para se transformar numa máquina de desbravar novos territórios. O jipão ganhou até uma barraca de camping que é carregada em cima e em apenas alguns instantes se transforma em um comôdo onde estiver.

viajo-logo-existo-carro

Entre as paradas, eles sempre arrumam um tempo para atualizar as estatísticas da viagem, muitas delas muito divertidas. Selecionamos alguns números legais destes quase dois anos de estrada:
. Km rodados: 86.096
. Média de dias sem fazer a barba: 41
. Tubos de pasta de dente: 13
. Dias sem tomar banho: 11
. Fotos tiradas: 36.462
. Litros de diesel: 8.767

viajo-logo-existo-carro-3

Depois de algum tempo “infiltrado” na viagem deles, que já dura quase dois anos, tomei a liberdade de pedir uma entrevista para nosso blog com algumas perguntas que talvez nossos leitores fariam. Muito do universo deles faz parte das coisas que acreditamos, e entre elas estão as viagens, que para nós é a melhor forma de se manter vivo. Confira abaixo uma rápida conversa que tivemos com o casal, e logo em seguida veja algumas fotos que selecionamos do acervo gigante e mágico que retrata cada um dos lugares por onde já passaram.

Depois de quase dois anos na estrada, qual vida está mais legal? A nova ou a antiga?
Temos que ser sinceros que não tínhamos nenhum problema com a vida antiga, gostávamos do trabalho e quando decidimos fazer a viagem foi uma conjuntura de momento e estabilidade. Algo que podemos falar é que com certeza a vida nova é mais desafiadora e enriquecedora, pois buscamos esse conhecimento cultural e ela nos traz isso todos os dias.

Muitas pessoas passam pela crise dos 30 anos, onde começam a questionar se o único papel destinado a elas é trabalhar, juntar dinheiro, ter uma família, viajar uma vez por ano e engordar. Como vencer os medos e monstros na hora de tomar uma decisão que rompe com os padrões da sociedade?
Lidar com os medos é algo bem profundo e a nossa fórmula pode não funcionar para outra pessoa. No nosso caso nosso medo era com o futuro, dado que no nosso país não podemos contar com a estrutura do governo para aposentadoria, saúde e nova inserção no mercado de trabalho. Para lidar com isso, planejamos bem a viagem, para podermos ter uma reserva de grana para a volta e tratamos de fazer a viagem bem feita, para que ela também abra novas portas e possa ser o nosso futuro.

Vocês ficam muito em silêncio? Há um processo individual de reflexão?
Há sim um processo de reflexão mas ele não é individual nem em silencio. Ele tende a ser fruto da discussão e da busca por resposta para aqui que não sabemos ou aquilo que queremos melhorar, tanto em nós como no meio em que vivemos.

O que mais impacta o processo de evolução mental numa viagem como esta?
Tudo ao seu redor! As diferentes culturas, como as pessoas lidam umas com as outras, o diferente ponto de vista em relação a assuntos como religião, politica, certo ou errado. A viagem te expõe a tudo isso e é uma questão de você querer ou não ver e refletir a respeito.

Uma mensagem final para quem está lendo esta matéria agora derretendo dentro do escritório!
Seja feliz e lembre-se que a vida passa rápido. Não é um problema estar no escritório se você adorar o que faz. Cada um tem diferentes habilidades e você pode fazer algo que gosta e que proporcione uma condição digna de vida. Temos muita clareza que nosso país não contribui muito para isso e que é preciso ralar muito para conseguir proporcionar uma vida boa para os filhos, mas com planejamento e estudo achamos que tudo é possível.

baia-de-baja-mexico

campo-concentraca-polonia

croacia

meteora-grecia

viajo-logo-existo

Parque Nacional Huaraz -  Peru

parque-yosemite-california

Playa Santa Teresa Costa Rica

ponte-de-mostar-bosnia-hezergovina

santa-cruz-california

viajo-logo-existo-2

viajo-logo-existo-quarto-2

viajo-logo-existo-quarto-3

viajo-logo-existo-quarto1

Conheça mais de perto o projeto Viajo Logo Existo:
Site
Instagram Leo
Instagram Chel
Gift Store