Joseph Szabo, o fotógrafo por trás de Priscilla!

Uma criança de aproximadamente 12 anos com um cigarro em sua boca e mais nada além disso. A cara dos anos 70. Assim se tornou famosa a capa do álbum Green Mind, do Dinosaur Jr. Mas na realidade a foto não foi clicada para a capa. J Mascis, vocalista e guitarrista da banda, achou-a em um livro chamado Almost Grown, uma compilação do fotógrafo Joseph Szabo. Conheça um pouco mais sobre sua história neste post.

Antes de se tornar conhecido por seu trabalho como fotógrafo, Joseph foi professor em salas de ensino médio no início dos anos 70. Lá, após algum tempo tentando dar aula – sem sucesso – ele resolveu levar sua câmera. Afinal, conquistar a atenção de adolescentes, como em todo lugar, sempre foi um grande desafio. Ainda mais se considerarmos que Joseph começou a lecionar no início dos anos 70 em Long Island, EUA. A partir do primeiro dia que levou sua câmera e percebeu como conseguia a atenção de alguns alunos, tornou costume levá-la e passou a tirar fotos nos momentos em que estava no campus. Um lugar que borbulhava pensamentos e pessoas diferentes entre si seria um campo perfeito para tirar as fotos. Não é a toa que perto dessa data surgiam muitas coisas legais. Por isso, o professor e futuro fotógrafo, passou a tirar fotos não só durante as aulas, intervalos e festas dos estudantes, como também ao longo do dia nos lugares por onde passava. Foi assim que um dia encontrou a protagonista da capa. Joseph conta em uma entrevista que teve a oportunidade de dar apenas dois cliques, e quando foi alterar a abertura da lente, a menina já havia sumido. A fotografia leva o nome de “Priscilla”, mas Joseph não conseguiu nem sequer perguntar seu nome. Após isso, ele nunca mais a viu.

Abaixo vocês podem conferir a foto original da capa além de outras que selecionamos. Elas retratam desde momentos constrangedores vividos por adolescentes a momentos de descontração entre eles mesmos, nas praias, parques ou qualquer lugar onde estivessem.

Para conhecer mais sobre o fotógrafo, clique aqui.

Até a próxima!

Anos 70Anos 70 Anos 70 Anos 70 Anos 70 Anos 70 Anos 70 Anos 70